quinta-feira, 29 de junho de 2017

Califórnia está vendendo ilusões climáticas?


Os povos da floresta no Brasil enviam uma mensagem para a Califórnia: rejeitam as compensações das florestas tropicais


Por Gary Graham Hughes , ativista de advocacia da Califórnia.
Tradução Google


governador da Al-Geórgia, Jerry Brown, posicionou-se agressivamente como líder global do clima para preencher o vácuo criado pela chegada de um denier ignorante de mudanças climáticas na Casa Branca.Mas nem tudo que brilha é verde. O governador passou os últimos meses promovendo a expansão de mecanismos de negociação de carbono baseados no mercado, conhecidos como "Cap-and-Trade", como pedra angular da política climática estadual e global - em uma mudança que ameaça diretamente as comunidades vulneráveis ​​tanto na Califórnia E no exterior.

O atual programa Cap-and-Trade da Califórnia está programado para expirar em 2020. No verão passado, o legislador estadual estabeleceu metas de redução de emissões ambiciosas e sem precedentes para 2030, sem ampliar a autorização da Cap-and-Trade. O governador assinou as metas de reduções de emissão na lei - mas ele deixou claro que Cap-and-Trade era a principal opção que consideraria para atingir esses objetivos.

Entrevista com a campanha persistente do governador Brown para Cap-and-Trade, o lobby de petróleo e gás na Califórnia, juntamente com uma infinidade de fabricantes industriais, o lobby do comércio de carbono e várias organizações ambientais amigáveis ​​para negócios, também tem empurrado para Faça do mecanismo baseado no mercado a base da futura política climática da Califórnia.
Governador Jerry Brown no evento da campanha em Oakland, 2010. Foto via Flickr CC.

Neste verão, o governador Brown entrou em uma imprensa de pleno direito para pressionar a legislatura da Califórnia a aprovar um programa de Cap-and-Trade que dependesse fortemente de "compensações" - um tipo de "crédito" de carbono que um poluidor, como um óleo A refinaria pode comprar para "neutralizar" legalmente sua poluição - apesar de a poluição ainda ocorrer. Independentemente da ciência duvidosa e das injustiças documentadas dos esquemas de compensação, o governador Brown, a indústria do petróleo e do gás e seus aliados entre alguns dos grandes grupos verdes continuaram promovendo agressivamente o uso de compensações como principal meio para alcançar as reduções de emissão da Califórnia Metas.

Entre os esquemas de compensação que o Governador e as empresas de combustíveis fósseis, como Shell, BP e Chevron querem incorporados ao programa Cap-and-Trade do estado, são uma variedade de compensações de carbono da floresta tropical que viriam de jurisdições parceiras em todo o mundo, como Kalimantan Central, Indonésia, ou Cross River State, Nigéria . O governador Brown também continuou a operar a partir de um Memorando de Entendimento de 2010 assinado entre a Califórnia e os estados de Chiapas, México e Acre, no Brasil, quando Arnold Schwarzenegger foi governador da Califórnia. Acre é especificamente destacado em propostas atuais como o primeiro estado de floresta tropical com o qual a Califórnia planeja "ligar" seu mercado de carbono. A ligação seria baseada em um programa internacional de comércio de carbono conhecido como Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal, ou REDD. Devido a conflitos e preocupações de direitos humanos em relação aos direitos de terra indígenas e violações do direito ao consentimento livre, prévio e informado, o REDD tornou-se um dos programas de políticas climáticas mais controversos e de alto risco lá fora.
Acre é especificamente destacado em propostas atuais como o primeiro estado de floresta tropical com o qual a Califórnia planeja "ligar" seu mercado de carbono.

Ao enfrentar o desenvolvimento dessas políticas baseadas no mercado em lugares distantes como a Califórnia, as comunidades florestais da Amazônia brasileira realizaram recentemente uma reunião na base da serra de borracha de Xapur i. Xapuri foi o lar do reconhecido internacionalmente conhecido defensor dos direitos do solo Chico Mendes, que foi assassinado no final da década de 1980 para se opor à construção de estradas e outros mega projetos na Amazônia. Representantes de comunidades indígenas e tradicionais que atualmente e potencialmente são afetadas por projetos de REDD e esquemas associados de gerenciamento de florestas tropicais se juntaram em Xapuri no final de maio para discutir os impactos da política climática sobre seu acesso ao território, suas florestas e seus meios de subsistência.
Participantes no Acre, Brasil, sobre os efeitos das políticas ambientais / climáticas sobre as populações tradicionais.

Entre os organizadores da reunião estava Dercy Telles, que trabalhou lado a lado com Chico Mendes nos anos anteriores ao seu assassinato. Durante a reunião, Dercy foi transferida para fazer uma breve declaração de vídeo para os decisores da Califórnia e ativistas do clima que podem não estar cientes dos problemas com esquemas de compensação de carbono da floresta tropical e para ativistas da Califórnia na linha de frente da poluição do dia a dia da Califórnia Indústria de combustíveis fósseis.

Em sua declaração, Dercy descreve como suas comunidades florestais devem lutar contra políticas como a REDD que "visam exterminar as populações rurais". Ela não pede palavras para descrever que suas comunidades passaram a ver essas políticas climáticas como "nada além de um monte de falsas soluções Para os problemas de aquecimento global "baseados em mentiras" e "na venda de ilusões para os menos privilegiados". Os povos da floresta da Amazônia, diz Dercy, "querem que as pessoas na Califórnia saibam que estamos lutando a mesma luta em solidariedade" e que "Nós continuaremos lutando enquanto tivermos força e coragem".

Meu comentário: Vocês já viram o vídeo da Dercy aqui mesmo neste blog, mas segue o link para acesso.

http://lindomarpadilha.blogspot.com.br/2017/06/dercy-teles-as-falsas-solucoes-e-as.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário