domingo, 25 de outubro de 2015

Indígenas de 18 povos do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia aprovam por unanimidade moção de repúdio à CPI contra o CIMI

A moção de repúdio à CPI- Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com a suposta intenção de investigar a atuação do CIMI, é um claro reconhecimento de que a verdadeira intenção, ao atacar o CIMI, é, no fundo, atacar os direitos dos povos indígenas.

Este blog aproveita para parabenizar os povos indígenas pela coragem e lucidez porque sei o que significa propor e aprovar uma moção como esta numa conferência nacional, etapa regional, aqui no estado do Acre onde as forças  contrárias aos povos indígenas se encontram cinicamente próximas  e com discurso dissimulado.

Moção de repúdio



Nós, povos indígenas, participantes da Conferência Nacional de Política Indigenista, etapa regional Acre, Noroeste de Rondônia e Sul do Amazonas, realizada no Hotel Comfort, em Rio Branco, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2015, repudiamos a instalação da CPI do Conselho Indigenista Missionário/Cimi no Câmara dos Deputados Estadual do Mato Grosso do Sul. Somos conhecedores do trabalho desenvolvido pela entidade junto aos povos indígenas ao longo dos 43 anos de sua existência. O Cimi na sua parceria com os povos e seus movimentos tem sido um grande aliado na luta pela garantia da posse da terra bem como na luta pela preservação dos direitos garantidos na constituição de 1988. O que está acontecendo em Mato Grosso do Sul é uma perseguição da bancada ruralista que tem o apoio dos fazendeiros, invasores das terras do Povo Guarani Kayowa, inimiga desse povo que ao longo dos 515 anos vem lutando pela garantia da posse de seus territórios e que a cada ano vê seu povo sendo dizimado pela ação brutal de fazendeiros. Neste senário, a CPI do Cimi se configura como uma manobra do poder político e econômico para desvirtuar a atenção da sociedade quanto ao vergonhoso genocídio do povo Guarani e a não demarcação dos territórios reivindicados por este povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário