segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O QUE REALMENTE SE ESCONDE POR TRÁS DO CONTATO COM INDÍGENAS ISOLADOS DO ALTO RIO ENVIRA?


Este vídeo está sendo levado ao ar e publicado por mim como forma de cobrar explicações da Funai quanto ao abandono da frente de proteção etnoambiental do Xinane, Alto Rio Envira. Recentemente a Funai fez contato com um grupo deses índios em situação de isolamento. Foi um contato vexatório!! A Funai, mesmo assim, fez divulgar vídeos e imagens do contato como se fora um troféu. O que ninguém até hoje explicou foi porque a frente foi abandonada.

O abandono da frente é significativo porque representa o abandono dos próprios índios isolados, além do já sabido abandono dos povos indígenas habitantes da mesma terra indígena e entorno, caso dos Ashaninka e Madjá. Há mais de quatro anos a frente está abandonada. Lá ainda se vê inúmeros materiais e equipamentos abandonados, como se tivesse havido ali um conflito de grandes proporções. Observem no vídeo a quantidade de cartuchos deflagrados.

Até hoje a funai não esclareceu em que circunstância se deu o abandono. Também não se sabe os rumos dos recursos destinados a proteção daqueles grupos indígenas. Vários anúncios de projetos com o governo do Acre, governo Federal e ONGs são feitos mas ninguém explica como estes recursos são gastos e nem quem os gerencia. O que se sabe é que reuniões são realizadas nos gabinetes, ora no Acre, ora no Peru, mas, concretamente, nenhuma equipe vai ao local e nenhuma assistência é dada aos indígenas já contatados.

Há ainda notícias de morte de índios isolados e isso precisa ser averiguado e devidamente apuradas as responsabilidades. Já foram encaminhados relatórios às autoridades mas até o presente momento nenhuma autoridade ou instituição se pronunciou sobre as graves acusações ou mesmo disse o que realmente aconteceu e acontece na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário