quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Nova cartilha 10 alertas sobre REDD para comunidades

O objetivo principal desta cartilha é informar às comunidades sobre os graves problemas que um projeto REDD costuma causar para os sujeitos envolvidos. O WRM tem visitado várias dessas comunidades nos últimos anos. Elas, sem exceção, têm muita coisa para contar. Foi isso que nos motivou a escrever esta cartilha: compartilhar experiências com outras comunidades que correm o risco de também serem afetados por um projeto REDD.

Faça o download do documento completo em pdf:  10 Alertas sobre REDD para Comunidades
Você pode baixar aqui um pdf especialmente concebido para ser impresso em papel A4 em uma impressora mesa.
Acesse e divulgue. Nos ajude a ajudar o planeta e as comunidades ameaçadas pelo capitalismo verde.

Um comentário:

  1. MESA REDONDA COM O MOVIMENTO DOS PESCADORES ARTESANAIS

    O Centro Acadêmico de Ciências Sociais está promovendo nesta sexta-feira 15/08, uma mesa redonda com representantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais.
    O grupo veio ao Acre com a intenção de divulgar a “Campanha Nacional pela Regulamentação do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras”, o movimento precisa de no mínimo 1.385.000,00 (um milhão trezentos e oitenta e cinco mil) assinaturas, 1% do eleitorado brasileiro para encaminhar aos órgãos competentes esta lei de iniciativa popular.
    Os participantes vivem de perto conflitos sócio ambientais ocasionados pela política energética brasileira. São afetados diretamente pela exploração petrolífera, pelos Parques eólicos, termoelétricas, enfim sobre as formas de desenvolvimento energético que o Estado Neoliberal brasileiro tem como alternativa.
    Sabemos que o Acre no ano passado teve um lote para exploração arrematado pela petroleira PETROBRAS e o tema tem se tornado cada vez mais frequente por conta da complexidade da exploração tanto para as populações tradicionais quanto para a natureza.
    Sendo assim, convidamos a todos para descobrirmos juntos que tipo de prática é essa e suas reais consequências para a natureza e o ser humano.
    Nosso principal interesse é socializar as discussões, sendo assim se faz de extrema importância a presença de todos que se dispõem a pensar o amanhã.

    Estarão presentes:
    • Martilene Rodrigues – Movimentos dos Pescadores Artesanais
    • Marcos Brandão – Advogado da Pastoral de Pescadores e Associação dos Trabalhadores Rurais do Estado da Bahia
    • Carlos Eduardo Chaves – Associação dos Trabalhadores Rurais do Estado da Bahia.
    • Ninawa Hini Kuï – Associação do Povo Huni Kuï

    LOCAL:
    Sala ambiente de ciências sociais
    Bloco Walter Felix II, UFAC
    19:30

    Apoio: Núcleo de Pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento na Amazônia Ocidental.

    ResponderExcluir