sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Federação do Povo Himi Kui também divulga nota de repúdio às palavras do deputado/pastor Denílson Sagóvia, PEN - AC


NOTA DE REPUDIO A DECLARAÇÃO DO “PASTOR” DENILSON SÉGOVIA, DEPUTADO ESTADUAL ELEITO TAMBEM COM VOTO DE “INDIO”.

Aos povos indígenas;
A sociedade Acriana;
Ao povo Brasileiro;
Aos órgãos competentes, indígenas e indigenistas;
Aos Amigos e defensores da causa indígena Internacionalmente.

A Federação do Povo Huni kui do Acre – FEPHAC, entidade “indígena” de reconhecimento jurídico, representante legal do Povo Huni Kui que habita nas Terras Indígenas no Estado do Acre, que através de sua Diretória, vem por meio deste REPUDIAR publicamente, a declaração do Deputado Estadual DENILSON SÉGOVIA, do Partido do PEN/AC, que no dia (17) Quinta feira, na Plenária da Assembleia Legislativa, deu sua declaração preconceituosa, caluniosa e Criminosa contra os povos indígenas e sua tradição cultural, milenarmente praticada, se referindo aos povos indígenas do Município de Santa Rosa do Purus, incluindo o povo Huni kui.

O Povo Huni kui, é um povo de tradição milenar, vivendo há muitos anos a sua cultura sem interferências de outrem, ate chegarem em nossas terras, pessoas que ate hoje não conhecemos e que covardemente nos forçaram a mudar nossos costumes, e que atulamente ainda continuam com sua praticas criminosas contra as nossas tradições, como é o caso do Pastor e Deputado Denilson Ségovia, que no periodo eleitoral de 2012, obteve votos de eleitores indigenas no municipio de Santa Rosa do Purus, que colaborou para o seu pleito de Deputado.

Por meio deste, Contextamos aqui as palavras de que: Pastor e Deputado diz, “a Cultura tradicional do Povo Huni kui, como outros povos, preservam o infanticidio, a pedofilia, e é um atraso para as aldeias”. O Maior atraso para as aldeias sao as presenças constantes de politicos como Denilson Ségovia, que não tem propostas de politicas publicas as comunidades indígenas e que muito menos conhecer de povos indígenas, para falar de sua cultura, costumes e tradições.

Contextamos as palavras de que: Pastor e Deputado diz, “ Antropologo da FUNAI, fizeram várias festas e cerimoniais nas aldeias e que os povos indigenas de Santa Rosa do Purus não seguem mais os padroes tradicionais das festas indigenas”.

Primeiro que atropologo nenhum sabe fazer nossas festas indigenas, por isso, quem realiza as festas são os proprios indigenas, que é quem conhece de suas tradições. Neste mes a aldeia Nova Mudança em Santa Rosa do Purus Realizou uma das mais importante Festa tradicional do Povo Huni kui.

Contextamos as palavras de que: Pastor e Deputado acredita que, “os costumes indígenas, são culturas destruidoras da moral, da cultura da bebedeira, do alcoolismo, da pajelança. Os missionários mostraram que a cultura agora é de trabalhar e construir, explorar a terra racionalmente. A cultura nova e civilizada que estão aprendendo com a bíblia”. É impressionante, a forma com que o Pastor e Deputado, Denilson Ségovia usa suas palavras de

preconceito e racista. Neste caso, o mesmo não utiliza de sua civilização biblica para dar bons exemplos, achando que os povos não tem raciocinio e que não produz, quero aquí pedir que este Deputado Esclareça de que raciocinio e de que civilização estar falando.
Contextamos as palavras de que: Pastor Deputado Denilson Ségovia, “Afirma que o governo do Acre também estaria oferecendo “uma grande revolução cultural, através do trabalho. Índio tem que trabalhar, índio tem que construir seu açude, índio tem que saber fazer seu poço e não usar cacimba coletiva. Nós condenamos a cultura do infanticídio, da pajelança e da pedofilia que faz parte da cultura tradicional dos índios”.
O que seria essa revolução cultural que o governo estar realizando nas comunidades indigenas? Seria por acaso a distribuição de alguns boca de lobo e carro de mão? Gostaria de saber se com essas ferramentas o referido deputado faria alguns açudes em nossas comunidades? Quem diz que indio não trabalha e não produz, nao conhece mesmo nossa realidades, vejo que o Pastor tem visitado as aldeias indígenas, somente no periodo eleitoral.
E que REPUDIADA E CONDENADA sejam suas palavras Pastor e Deputado Denilson, pois não precisamos de sua opinião para definirmos sobre o que e o que não a nossa tradição e costumes…. Mas se por acaso, necessitar de falar algo sobre o Povo Huni kui, nos procure, pois estaremos sempre a disposiçao para que atitudes iguais a essas nao se reproduza de forma criminosa…
Quanto a FUNAI, creio que ela so esta cumprindo sua obrigaçao, no que rege na Constituição e pela Convenção da OIT nº 169 que garante direitos costumes e tradições e Cabe à FUNAI, nos termos da Lei nº 5.371/67, proteger tal autonomia, regulando, dentre outros, a presença de não-índios em terras indígenas.

Solicito que os orgaos competentes, ALEAC, FUNAI, DPU e MPF tomem as devidas providencias, contra este ato preconceituoso e criminoso. Enquanto FEPHAC, tomaremos todas as nossas providencias, para que açoes como esta nao se repitam..
Atenciosamente,



José Carmélio (Ninawa Huni kui)
Presidente


Rio Branco, 18 de outubro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário