quarta-feira, 19 de junho de 2013

Movimento dos Atingidos por Barragens divulga nota em apoio ao CIMI

Nota de apoio e solidariedade do MAB ao CIMI
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta solidariedade à luta e causa indígena, ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e suas lideranças, em especial neste momento em que vem sendo acusado de insuflar a luta justa e legítima dos povos indígenas pela demarcação de suas terras e defesa de seus territórios.
Sabemos que os ataques partem de deputados ligados à bancada ruralista, de setores conservadores do governo federal e de latifundiários do agronegócio com o único objetivo de difamar a seriedade desta entidade, desestimular e intimidar a luta indígena.
Os grupos que atacam o CIMI e a luta e resistência dos indígenas são os mesmos que se apropriam de nossos territórios através de empresas do setor elétrico, mineradoras e grandes corporações ligadas ao agronegócio. São estes os que buscam retirar direitos indígenas incorporados na Constituição de 1988 e conquistados através de muitas lutas, pela atuação de organizações populares como o CIMI e tantas outras.
Portanto, denunciamos a prepotente apropriação de terras e bens naturais fundamentada unicamente na demanda do capital, reforçamos nossa solidariedade ao Conselho Indigenista Missionário e repudiamos veementemente a criminalização e o assassinato de lutadores e lutadoras do povo, como o que ocorreu nos últimos dias em Mato Grosso do Sul.  
Reafirmamos que o Estado brasileiro tem um dívida histórica com as populações indígenas, e neste momento de conflitos, pelo interesse do capital, os indígenas não podem ser novamente as vítimas.

Coordenação Nacional
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário