sexta-feira, 15 de março de 2013

Alguns índios da Amazônia se unem contra a gigante do petróleo canadense


Digo eu: O governo do Acre tem vendido sistematicamente pelos meios de comunicação e suas ONGs as maravilhas do petróleo a ser inevitavelmente retirado de áreas de preservação e terras indígenas. Penso que está mais do que na hora de os indígenas acreanos se juntarem com os do Amazonas num "levante" sem precedentes contra estes que só pensam no lucro a qualquer custo. Ou os indígenas e ribeirinhos barram esta insanidade ou ela os destruirá. Ao texto.

Várias comunidades indígenas do Peru e do Brasil juntaram forças para impedir que um óleo canadense destrói sua terra e pôr em perigo as vidas de tribos isoladas

Centenas de indígenas Matsés concentraram na fronteira entre Peru e Brasil, no sábado e pediu que seus governos para acabar com a exploração, alertando que os trabalhos vão devastar sua casa na selva.

A gigante do petróleo Pacific Rubiales tem sede no Canadá, e já começou a exploração de petróleo no Bloco 135, Peru, localizado diretamente acima de uma reserva de área proposta para índios isolados.

Em uma rara entrevista , concedida a Survival, mulher Matsés disse: "O petróleo vai destruir o local de nascimento de nossos rios. E sobre peixes? O que os animais bebem? "
Há cerca de 2.200 Matsés que vivem ao longo da fronteira entre Peru e Brasil. Junto com a tribo Matis, com quem têm uma relação próxima, eles eram conhecidos como "o povo jaguar" para suas decorações e tatuagens faciais, que lembram bigodes e dentes do jaguar.

Os Matsés foram contatados pela primeira vez na década de 60, e desde então sofria de doenças introduzidas por pessoas de fora, que representam um perigo extremo para as tribos isoladas , porque eles têm pouca ou nenhuma imunidade a eles .

Apesar de ter prometido proteger os direitos dos povos indígenas, o governo peruano tem permitido o projeto, avaliado em US $ 36 milhões, vá em frente. Trabalhadores abriu centenas de quilômetros de linhas sísmicas através da casa floresta de índios isolados, e cavar poços exploratórios.

O governo também concedeu uma licença para começar a exploração no Bloco 137, ao norte do Lote 135, e que está diretamente na terra dos Matsés. Apesar da enorme pressão da empresa, a tribo está se opondo uma resistência firme para as actividades das empresas de petróleo em sua floresta.
Os efeitos das atividades de petróleo também será sentida, provavelmente através da fronteira com o Brasil, no Vale do Javari, a casa de outras tribos isoladas . Há testes de sísmica e construção de poços ameaçam poluir as nascentes de vários rios sobre os quais indígenas.

O diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje: 

"O Estado canadense foi fundada em usurpação das terras indígenas. Quando os europeus invadiram o Canadá introduziu doenças estrangeiras, que assumiu o controle dos recursos naturais e causou a extinção de povos inteiros. É extremamente irônico que uma empresa canadense que hoje é determinada a cometer os mesmos crimes contra os índios no Peru. Por que não respeitar o governo peruano a seus próprios compromissos com os direitos indígenas? A história nos diz que a invasão da terra de tribos isoladas traz doença, morte e destruição ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário