sábado, 29 de setembro de 2012

A dívida do Acre já é considerada impagável



O péssimo hábito de ficar pegando dinheiro emprestado aos bancos internacionais, tem colocado o governo do Acre em situação absolutamente complicada. E o governo do Acre nos tem repassado a dívida. Todos nós sabemos que bancos não fazem doações, eles emprestam e cobram com juros absurdamente elevados.

Sempre que o governo toma dinheiro emprestado ele dá alguma coisa como garantia. No caso do Acre a “garantia” são os recursos naturais presentes nas áreas ainda protegidas e nas terras indígenas. É por isso que a cobiça sobre essas regiões é tamanha. Os famigerados planos de manejo precisam ser mantidos para que o governo honre pelo menos parte dos acordos firmados com os bancos.

Mas o pior ainda está por vir. O Governo do Acre firmou acordo com o Governo da Califórnia onde compromete a nossa autonomia sobre nosso solo por meio dos controles internacionais exigidos a partir dos contratos de REDD. Em entrevista à Clima e Floresta sobre a lei de Incentivos aos serviços ambientais, lei Estadual nº 2.308/2010 Eufran Amaral, diretor presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Acre (IMC), diz: “esta é uma legislação pioneira e que representa a visão de mundo e de futuro que orienta a sociedade acreana”

A visão de futuro prevista na lei SISA (lei 2.308/10) é de total comprometimento de nossos recursos ambientais presentes no ar, por meio dos projetos de REDD, no solo, por meio de manejos florestais e agronegócio e no subsolo, especialmente através da exploração de petróleo e gás natural. O pior é que o governo diz sempre que conversou com a população.

Para que tenhamos uma idéia do que isso significa, estimama-se que ainda em 2015 o Estado do Acre já estará devendo mais de R$ 7 bilhões. A questão que se põe é a de para onde está indo este dinheiro todo já que a assistência à população tem se mantido a mesma. A dívida pública acreana é espantosa e muitos analistas a consideram impagável.

Agora, meu caro leitor, estamos entendendo melhor a visão de futuro que nossos administradores tem. Portanto, muito cuidado quando ouvir pessoas defendendo os mecanismos de incentivos a pagamentos por serviços ambientais, especialmente os de REDD. Muito cuidado quando ouvir pessoas defendendo projetos supostamente ligados à geração de energia como as hidrelétricas e principalmente a exploração de petróleo num sistema altamente frágil, como a floresta amazônica. O que realmente está por trás disso é a negociata com nossos bens comuns.

Não podemos aceitar que uns poucos fiquem com aquilo que é de todos. Digamos, pois, um não aos mecanismos de REDD, às hidrelétricas e à exploração de petróleo no acre.

“Estão fazendo empréstimos com nossos cartões” e isso é inadmissível!

A idéia é escrever aqui neste simples espaço, de maneira igualmente simples, o que realmente está por trás de todo este discurso da economia verde. Fique atento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário