quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Acre não tem moral para sediar o encontro de profissionais que têm como princípio a liberdade de imprensa

Fabio Pontes
Rio Branco, Acre, 29 de agosto de 2012

Ao senhor presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder

Olá meu caro companheiro de profissão Celso Schröder, presidente da conceituada e importante entidade de representação da nossa classe, a Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj. É com muita honra e orgulho que venho me dirigir a vossa excelência para fazer um pedido: transfira para outro Estado deste país a realização do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas.

O motivo é bem simples: o Acre não tem condições morais e éticas para sediar um evento desta magnitude. O Acre não tem moral para sediar o encontro de profissionais que têm como princípio a liberdade de imprensa, algo que não existe em nosso Estado. Há 13 anos o governo do Partido dos Trabalhadores, que irá bancar os custos do congresso, usa dinheiro público para tirar da população pobre do Acre seu direito de liberdade de imprensa.


Como o senhor e a Fenaj vão tratar de liberdade informação num Estado como esse? O Acre ficará constrangido em debater a liberdade de informação, sendo que ao mesmo tempo seu povo não tem o direito de reclamar do governo, onde jornalistas são perseguidos ao ousarem fazer reportagens críticas e de fiscalização de atos dos poderosos.


Ah, o senhor dias desses esteve aqui pelo Acre e visitou a Assembleia Legislativa. Esta também usa o dinheiro do cidadão acreano para impedir críticas e questionamentos por parte dos jornalistas. Já estamos com três meses de Lei de Acesso à Informação e até agora a Assembleia do Acre continua uma caixa-preta; ninguém sabe como seu orçamento é gasto. A Assembleia não tem condições morais de receber a diretoria da Fenaj em suas dependências.


Por fim cabe a lamentável situação da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Acre, o Sinjac. Toda a diretoria está presa ao governo petista. O nosso presidente Marcos Vicentti é assessor de imprensa do candidato do PT à Prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre. Dele para baixo todos estão muito bem acomodados em cargos do Estado, recebendo gordos salários e desconhecendo a realidade dos poucos jornalistas que atuam em redação.


Por exemplo, meu caro presidente da Fenaj, já estamos em agosto e até agora não temos notícias da negociação de reajuste de nosso piso, que deveria ter ocorrido em maio. Como o senhor pode ver, estamos numa situação deplorável aqui no Acre. Nossos jornalistas não estão empolgados e muito menos motivados para receber o congresso da Fenaj.


Ainda há tempo de o senhor mudar o local de vento, transferir para outro Estado. Como disse, o Acre não tem condições morais e éticas para um encontro desta envergadura e de suma importância para o fortalecimento da democracia e da liberdade de informação.

Desde já agradeço a sua compreensão


Atenciosamente
Fabio Pontes 
Jornalisata

Nenhum comentário:

Postar um comentário