terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Onze crianças indígenas morrem em Santa Rosa com suspeita de rotavírus


Informações de moradores do município de Santa Rosa do Purus dão conta de uma epidemia que está ameaçando várias aldeias indígenas da região e já fez pelo menos 11 vítimas fatais.

Os sintomas de uma doença ainda não identificada pelos médicos e administradores da Casa do índio em Rio Branco deixam as crianças com diarréia, vômito e febre alta.

A suspeita é de que seja uma espécie de rotavírus, e as principais vítimas são crianças da etnia kulina. Várias delas, inclusive, chegaram a ser encaminhadas para Rio Branco e  terminaram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro, vindo a falecer em seguida.

A Secretaria Estadual de Saúde já está ciente do problema e enviou médicos e agentes de saúde para o local. O problema tem preocupado o governador Tião Viana, que determinou uma solução urgente para o caso.

Após confirmar a informação com agentes de saúde de Santa Rosa, a reportagem da Agência ContilNet tentou entrar em contato com o administrador da Casa do Índio, Raimundo Costa, através do telefone (68) 840X 1776, mas o telefone estava fora da área de cobertura.

Num contato com uma das gerentes da unidade de saúde, Márcia Andréia, ela informou que estava fora do estado e não poderia falar sobre o assunto.

Outras aldeias indígenas de Santa Rosa já apelaram por apoio e temem que o vírus se dissemine entre seus membros já que o problema persiste há quase um mês.




Silvânia Pinheiro
Agência ContilNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário