sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Doentes mentais estão abandonados no Acre

Foto de Gilmar Mendes
É inacreditável e inaceitável o abandono em que se encontram os doentes mentais no Acre. O Hospital destinado à saúde mental, HOSMAC, não tem condição de atender os pacientes que, mesmo em estado de surto, são obrigados a pegar uma fila que começa às 02:00 horas da manhã e só conseguem consultas para no mínimo dois meses.

Estive lá esta semana tentando uma consulta para um amigo e pude notar o descaso com que são tratados os pacientes. Vários deles em estado grave e sem serem medicados ficando deitados pelo chão na porta de entrada do hospital sem serem atendidos. Questionei a recepcionista sobre a situação e ela disse que não podia fazer nada já que a ordem é de não atender ninguém que já não tenha feito a primeira consulta. É intrigante a afirmativa dela. Como alguém pode ser atendido só depois que fizer a primeira consulta se não consegue fazer a primeira consulta justamente porque o hospital não atende?

A situação é tão grave que se faz necessário a intervenção do Ministério Público. Não publico fotos dos pacientes em respeito aos mesmos. Aliás, coisa que o poder público também deveria ter era respeito pelos usuários do serviço. Pessoalmente encaminharei e formularei denúncia ao Ministério Público para que este exija tratamento digno aos portadores de transtornos mentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário