segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DECLARAÇÃO DE ENCERRAMENTO COP17/CMP7

Há muito que se discutir e mais ainda por fazer. Mas, transcrevo a declaração de encerramento.


 
DECLARAÇÃO DE ENCERRAMENTO COP17/CMP7
                     MINISTRA Maite Nkoana-Mashabane

11 de dezembro de 2011, Durban (entregue 05h10am hora local)


Senhores Ministros e delegados, estamos agora na conclusão do COP17/CMP7.

Eu quero utilizar esta oportunidade para agradecer a todos vocês por sua dedicação, trabalho duro e pelo espírito do Ubuntu e do compromisso que prevaleceu durante esta Conferência.

Eu aplaudo vocês pelo que foram sido capazes de fazer aqui em Durban. Vocês estavam preparados para mostrar a vontade politica necessária política avançar com este processo. Em minha mente não há dúvida que "trabalhamos juntos para salvar o amanhã, hoje!"

Eu acredito que a Indaba lançou as bases para esta Conferência. Indaba, como se recorda, é uma palavra em zulu que se refere a uma reunião de pessoas com a finalidade de debater um assunto de grande importância para a comunidade, na tentativa de encontrar um pensamento comum ou uma história comum que todos os participantes fazem parte dela. Mudança climática é o nosso problema comum e que afeta a todos nós e a Plataforma de Durban é a história que vamos levar para casa conosco.

Nossa intenção com a Indaba foi restaurar a confiança no sistema multilateral e consagrar a transparência e inclusão no interior do processo conduzido pelas partes. As decisões que tomamos aqui são verdadeiramente históricas e incluem o seguinte:

        i) A emenda do Protocolo de Quioto;
        ii) As decisões do LCA;
        iii) O Fundo Verde do clima;
        iv) O futuro do regime de mudança climática.


Por isso, gostaria de felicitar todas as delegações por sua liderança e emergência , nos momentos em que mais foram exigidos. No início, nós lhe pedimos para mostrar liderança nas ações e pensar para além de suas posições nacionais. Vocês claramente demonstraram seu empenho e vontade de alcançar um resultado amplo e equilibrado do que todos nós podemos nos orgulhar.

Mais uma vez quero expressar os nossos parabéns para o Catar como Presidente da COP18/CMP8 para estar preparado para sediar a próxima Conferência. Aqui não podemos omitir o gesto gracioso de compromisso da Coreia do Sul oferecendo para sediar as reuniões ministeriais informais em preparação para COP18/CMP8.

De minha parte e da minha equipe, eu gostaria de transmitir uma palavra especial de agradecimento à Secretária Executiva, Ms. Christiana Figueres e equipe UNFCCC por seu muito apreciado apoio profissional. Estamos ansiosos para continuar trabalhando juntos na continuidade adicional de nossos deveres como COP17/CMP7 Presidente.

Por fim, mas não menos importante, agradeço à cidade de Durban, ao ICC e todos seus funcionários de apoio que trabalham duro, que passaram horas nesta maratona contribuindo para o sucesso deste evento.
Espero que seu tempo em Durban e na África do Sul continue sendo memorável e que vocês fiquem mais um tempo para relaxar e desfrutar o que a cidade e o  país tem a oferecer.

Desejo-lhes uma viagem segura de volta para seus respectivos países e estou ansiosa para vê-los novamente no próximo ano, quando começarmos com os nossos preparativos para COP18/CMP8.

Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário