segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cosme: mais um ameaçado de morte

 Para não expor ainda mais os amigos da CPT, este blog decidiu retirar as fotos de Cosme e Darlene, publicadas anteriormente aqui.

Cosme Capistano da Silva é trabalhador rural e agente da CPT, regional Acre. Atua e mora no município de Boca do Acre, no Estado do Amazonas e fronteira com o Estado do Acre. Além de militante das causas sociais, Cosme também é poeta, compositor e cantor.

Não se pode dizer que os assassinatos de trabalhadores rurais não tem nada a ver com a aprovação na Câmara dos deputados do "novo" código florestal. A verdade é que os ruralistas se acham donos da terra, de tudo que há sobre ela e até das pessoas. Infelizmente Cosme é mais um, para eles. Para nós não. E pensar que o Acre se vangloria e se diz o Estado da Florestania! No Estado da florestania há 17 terras indígenas a serem demarcadas. Enquanto isso o governo segue apoiando projetos como a plantação de cana-de-açúcar para a produção de etanol e continua apostando na extração de petróleo e gás natural. Os conflitos rurais são abafados para não prejudicar a imagem do governo.

O que esperamos é que a justiça tome as providências para preservar a vida de Cosme e de outros trabalhadores e trabalhadoras. Não podemos ficar assistindo passivamente aos assassinatos que se sucedem impunimente enquanto o latifúndio e os políticos apiadores zombam de nós. Aldo Rebelo, que pasmem, é do PC do B, precisa ser responsabilizado juntamente com a bancada ruralista. 

Dia 18 próximo, sábado, haverá uma marcha pela liberdade em Rio Branco, capital do Estado do Acre. Estaremos lá empunhando a bandeira da paz e justiça no campo. Estaremos lá cobrando a responsabilidade de Aldo Rebelo e sua turma. Estaremos lá desmascarando o governo que se diz popular mas que serve ao latifúndio e defende projetos desenvolvimentistas. Estaremos lá contra a exploração de petróleo e gás na floresta. Estaremos lá contra o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia para produção de etanol. Estaremos lá exigindo que a vida de Cosme Capistano da Silva e de tantos outros, seja preservada. 

Força Cosme! Marcharemos juntos até a vitória contra o latifúndio!

A seguir. transcrevo o teor dos dois telefonemas recebidos pelos agentes da CPT Acre. Portanto, além do Cosme, temos a Amiga Darlene sob ameaça de morte.
Aos dois, nossa solidariedade e apoio irrestrito.


Telefonema 01 – 03 de junho às 21:00, um homem, disfarçando a voz, ligou para o celular do Cosme e disse: “estou ligando pra você avisar pros seus amigos da CPT que morreu gente no Pará, Rondônia e agora vai ser no Amazonas e no Acre.... daí por diante.
Telefone 02 08 de junho as 10:35 um homem de voz grossa, ligou na sede do regional Acre, perguntou se era da Comissão Pastoral da Terra , Célio disse que sim. “ você diga praquele seu amiginho Cosme lá de Boca do Acre e aquela sua amiginha Darlene que eles estão na lista” então desligou.
Cosme Capistano da Silva - Agente Pastoral e atua no município de Boca do Acre
Maria Darlene Braga Martins – Coordenação colegiada do Regional Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário