quarta-feira, 15 de junho de 2011

Até quando?

Mais um trabalhador rural é assassinado no Pará. Enquanto isso a sociedade parece que assiste a tudo sem saber o que fazer e as autoridades... Cadê as autoridades???

Menos de um mês depois de quatro ativistas ambientais serem mortos no Norte do País, o trabalhador rural Obede Loyla Souza, de 31 anos, foi assassinado no Pará, no último dia 9. A Comissão Pastoral da Terra (CPT), ligada à Igreja Católica, informou que ele foi morto com um tiro no ouvido e que o corpo foi encontrado na cidade de Tucuruí, considerada uma das principais áreas de exploração ilegal de madeira da região, principalmente da castanheira.
 
Informações obtidas pela CPT apontam que, no dia do assassinato de Obede, uma caminhonete de cor preta com quatro pessoas entrou no Acampamento Esperança - onde morava o agricultor. O presidente do Projeto de Assentamento Barrageira e tesoureiro da Casa Familiar Rural de Tucuruí, Francisco Evaristo, disse que viu a caminhonete e considerou o fato estranho. Como Obede, ele também é ameaçado de morte.
 
No fim de maio, quatro ambientalistas foram assassinados. Três no Pará e um em Rondônia. A lista de pessoas ameaçadas, segundo a CPT, contabiliza mil nomes. O documento já foi entregue às autoridades brasileiras e também estrangeiras. 
 
Só para lembrar: No Acre a amiga Darlene e o amigo Cosme, ambos da CPT, também estão sob ameaça de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário