quinta-feira, 28 de abril de 2011

A lenga lenga dos pecuaristas e afins

Cuidado com o pé do boi!

Alguém se lembra de um "especial" do página 20 http://pagina20.uol.com.br/18052005/especial.htm ainda em 18 de maio de 2005? Pois bem naquela época inúmeras vozes se levantaram para denunciar que o projeto de aproximação do então governo de Jorge Viana com empresas ligadas ao agronegócios e aos neoambientalistas, como o agora "verdão", levaria o Estado do Acre ao pior cenário ambiental jamais pensado, ou pelo menos dito, pelos florestãos acreanos. Também todos se lembram do fumacê nos meses de julho e agosto daquele mesmo ano, né? Tivemos uma gigantesca onda de queimas de pastagens que levaram o Ministério Público a determinar medidas mais enérgicas visando proteger os interesses sociais e ambientais. A resposta oficial foi a de que "a fumaça estava vindo de Rondônia e da Bolívia."

O estado foi cedendo cada vez mais até porque estas mesmas empresas financiavam , e financiam, parte importante das campanhas políticas. O resultado não seria mesmo outro: todos nós, por causa da ganância de poder de alguns, nos tornamos reféns. A isso chamam de "modelo desenvolvimentista". Esse modelo é pregado nos principais canais da mídia como sendo o único capaz de redimir nossa pobreza e nosso "atrazo". É com essa idéia de desenvolvimento, que não é outra coisa senão saquear a natureza e transformá-la em cifrões, que outros "incentivos" tem sido implementados, tais como a exploração de petróleo e gás, o plantio de cana-de-açúcar... até a descabida mudança do fuso horário. Mudar a nossa hora é importante para quê? ora, para ficarmos mais pertos do mundo desenvolvido.

A reação dos donos de frigoríficos e dos fazendeiros ligados à pecuária, a meu ver, não é outra coisa senão chantagem, fruto dessa relação estranha entre a florestania e o pé do boi que aponta para um solo morto em todos os sentidos, figurados e naõ figurados. Solos terra com o saque total da natureza; solos  sociais, com a desagregação social no campo e florestas; solos políticos, com a ausência de qualquer tipo de oposição e principalmente solos econômicos, quando finalmente seremos totalmente reféns de uma única camada social, imutável e que não se permite sair do poder como passo importante à democracia, se não de fato, pelo menos representativa e burguesa. Há uma música que diz:

"O Amazônia cuidado com pé do boi
Chico já disse e ninguém mais se esqueceu.
O latifúndio traz miséria, acaba a mata
incendeia, desacata milenares filhos teus".

Ou mudamos o modelo, ou podemos desistir do futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário