segunda-feira, 18 de abril de 2011

Comin lança a Semana dos Povos Indígenas

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS
POVO TUPINIKIM
MEMÉRIA E RESISTÊNCIA-FORTALECENDO A IDENTIDADE

A Semana dos Povos Indígenas de 2011 do COMIN-Conselho de Missão entre Índios, tematiza a vida, a história, a cultura, a resistência e os desafios do Povo Tupinikim do Estado Espírito Santo.
A frase "Memória e Resistência - Fortalecendo a Identidade" expressa bem o sentido deste povo. No passado ele vivia numa grande área de terras com floresta e litoral. Vivia em aldeias com abundante alimento e todo o necessário para viver. Este território, gradativamente foi sendo ocupado por famílias não indígenas e empresas. Os Tupinikim foram expulsos de sua terra e muitos deles tiveram que viver fora das poucas aldeias que restaram. Foi a memória e a certeza de sua identidade como povo indígena que os fortaleceu e o animou a lutarem por seu direito de viver em liberdade, e em seu território tradicional.
Hoje estão reconstruindo as aldeias, valorizando a convivência, fortalecendo sua cultura e se emprenhado para encontrar soluções para os desafios que enfrentam. Sua vida e história apontam para uma força muito grande que nasce de sua cultura milenar, dos seus valores, de sua identidade e convivência em comunidade.
O material do COMIN para a Semana dos Povos Indígenas desse ano traz um caderno que nos convida para reflexão. Convida-nos para ouvir e olhar sua história e identidade, que representam fonte de aprendizagem para a sociedade nacional. Também nos motiva a conhecer um pouco mais da realidade brasileira caracterizada pela pluralidade étnica e cultural.
A primeira parte do caderno é elaborada para as pessoas que irão animar o público juvenil, servindo também como fonte de informações para as pessoas que irão animar as reflexões. A terceira parte traz orientação pedagógica de como trabalhar de forma didática e contextualizada com o caderno e o cartaz. Os textos na íntrega, os desenhos elaborados pelos Tupinikim, bem como informações complementares, podem ser encontradas no site www.comin.org.br.
Em Rio Branco na Semana dos Povos Indígenas 2011 o COMIN realizará uma serie de atividades em escolas e em meios públicos informando, dialogando, apresentando e compartilhando a importância dos povos indígenas e em especial o povo Tupinikim para a sociedade não indígena.

Obreira: Ana Patrícia Chaves Ferreira
Assessoria Acre e Sul do Amazonas
Rio Branco -AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário